Vinte e Cinco Eco-Gestos Energia – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Vinte e Cinco Eco-Gestos Energia

Olá! Sou a Violeta, uma alfacinha de gema e muito orgulhosa da minha cidade – Lisboa! Tenho 10 anos – ainda sou nova, mas já sei qual vai ser a minha profissão no futuro: engenheira do ambiente. Ou talvez mecânica? Ou da energia? Ainda tenho algum tempo para decidir. Mas em casa até me tratam por Engenheira Violeta, por isso já tenho meio caminho andado!

O meu irmão Lucas tem 15 anos e gosta mais de desporto e de jogos ao ar livre, mas temos longas sessões de brincadeira com jogos e kits onde construímos edifícios do futuro, casas eficientes e centrais solares.

Como gosto das aulas de ciências e de matemática, acabo por ser sempre eu a explicar aos meus pais – o Vítor e a Maria – tudo sobre energia, principalmente como a podemos poupar em nossa casa.

Neste ano de 2020, em que Lisboa é Capital Verde Europeia, ando a descobrir cada vez mais coisas sobre o ambiente na cidade, e tento passar a palavra aos meus amigos e às pessoas com quem falo. O meu irmão Lucas é quem me ouve mais vezes a dizer: Escolhe evoluir!

Por isso, vem daí descobrir os 25 gestos que, tal como eu, também podes partilhar!

Vivo com a minha família num bairro lisboeta, num prédio antigo que, à semelhança de tantos outros, nunca foi energe- ticamente muito eficiente. Um dia ouvi falar dos certificados energéticos, um documento que nos dá a conhecer a classe energética da nossa casa, dando dicas sobre como a melhorar. Funciona como uma pontuação que se atribui a todas as casas, de acordo com a sua eficiência energética, classificando-as com letras: F para a menos eficiente e A+ para a mais eficiente.

Claro que fui logo pedir aos meus pais para ver o certificado da nossa casa! Descobri então que tinha uma classe energética C. Como a maioria das casas portuguesas, poderá melhorar em pelo menos 2 classes.

Neste documento aconselharam-nos a mudar de janelas e a isolar melhor as paredes, o telhado e o pavimento, locais por onde perdíamos muita energia. Tanto falei nisto que os meus pais decidiram requalificar a nossa casa: agora temos novas janelas, novos isolamentos e também trocámos o sistema de aquecimento de água. Parece que o Pai Natal nos trará painéis solares no sapatinho e aí seremos os campeões da eficiência energética!