Vinte e Cinco Eco-Gestos Água – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Vinte e Cinco Eco-Gestos Água

A gestão da água para consumo humano no nosso País é feita pelas Entidades Gestoras, visando proporcionar às pessoas água potável e segura.
Nas cidades, a água canalizada é o suporte das atividades económicas. A água da rede pública serve as entidades do Estado, as empresas, as escolas, os hospitais, a restauração e a hotelaria e todas as atividades existentes, bem como a população em geral.


Sem ela, a nossa qualidade de vida poderia ficar comprometida como nos países onde não há água canalizada. Nesses países, as populações despendem muito tempo e esforço a tirar água de poços e a fervê-la para a poderem beber, não podendo dedicar-se a atividades mais produtivas.

A água da torneira é um bem de todos e é inestimável. Dos mais valiosos do mundo. Em Lisboa, a nossa água da rede tem uma conformidade superior a 99%, o que significa que é uma água de excelente qualidade. É um bem universal a um custo económico reduzido.


Nos últimos anos, o País tem tido períodos de seca e isso tem perturbado a vida das populações, prejudicando a natureza, a agricultura e os animais. Este Guia pretende mostrar-te a importância da água e partilhar contigo conhecimentos, gestos e atitudes que te levem a valorizar a água e a estimar este bem tão carente do teu uso cuidado.

A EPAL é a mais antiga empresa de abastecimento do País e também a maior. Foi constituída em 1868, um século depois da inauguração do Aqueduto das Águas Livres (1748) construído por D. João V, um marco do abastecimento de água à capital e fundamental para o crescimento e a riqueza de Portugal.


A Entidade Gestora da capital tem, ao longo deste século e meio, assegurado água em quantidade e qualidade a todos os habitantes de Lisboa e a mais três dezenas de concelhos a norte do Rio Tejo, e tem criado muitos serviços inovadores e sustentáveis para os seus clientes e consumidores.
A EPAL também tem evitado roturas nas suas condutas e este é um tema que é gerido com muita atenção. Como sabes, a cidade é antiga e tem 7 colinas e isto torna difícil manter as condutas em bom estado. Mas a EPAL conseguiu reduzir muito as perdas de água e hoje Lisboa é uma das capitais mais eficientes do mundo, resultado de muito profissionalismo e empenho dos seus trabalhadores. É uma conquista de que todos nos devemos orgulhar.

Mas Lisboa precisa também dos teus gestos para que não seja desperdiçada nem uma única gota do precioso líquido que é a água.
O planeta agradece e o futuro será mais promissor.