Vinte e cinco Árvores de Lisboa – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Vinte e cinco Árvores de Lisboa

Na cidade, as árvores melhoram a qualidade do ar, produzindo oxigénio atra- vés da fotossíntese, evitam a erosão segurando a terra e evitando que a chuva a arraste, amenizam o clima, são uma fonte de alimento e refúgio para muitos animais e embelezam as ruas, avenidas e jardins.

Em Lisboa existem mais de 600.000 árvores: árvores com diferentes tamanhos, cores e formatos, pertencentes a 200 espécies diferentes, cada uma com as suas características e o seu valor. Algumas dessas espécies são autóctones e outras vieram de outras regiões do mundo, mas todas se adaptam melhor ou pior ao clima da nossa cidade.

Com este Guia, queremos convidar-te a descobrir e conhecer 25 árvores de Lisboa. Nestas páginas encontrarás 25 espécies de árvores mais frequentes, assim como as suas características, o seu valor e utilidade, algumas curiosidades e a referência a alguns lo- cais da cidade onde poderás encontrar cada uma delas.

A Câmara Municipal de Lisboa planta, cuida e protege as árvores da cidade mas também tu podes ajudar! Para gostarmos e percebermos a importância das coisas, temos que as conhecer.

Por isso, pega no teu Guia e mãos à obra! Nas páginas seguintes encontrarás o índi- ce, uma página que te ensina a utilizar o Guia e um glossário de palavras mais difíceis. Sempre que andares por Lisboa, olha para as árvores “com olhos de ver”, descobre que árvores existem em cada local por onde passas, na tua rua, no teu bairro e também na tua escola.

As árvores de Lisboa agradecem-te…

Descarregue o guia das 25 Árvores de Lisboa clicando na imagem abaixo