Vamos preparar as plantas de interior para o outono – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Vamos preparar as plantas de interior para o outono

O outono chegou e com ele vêm algumas mudanças. Tal como nós que nos preparamos para essa mudança, trocando as roupas frescas de verão pelas mais quentinhas de outono/inverno, também as plantas precisam de alguma atenção nesta mudança de estação.

Seria de pensar que por estarem dentro de casa não vivenciavam esta mudança e, apesar de estarem mais protegidas do que as plantas de exterior, isso não significa que sejam imunes às estações. Por isso, vamos aproveitar estes dias em que se vão tornando mais frescos para manter as nossas plantas felizes.

Se as colocou no exterior de forma provisória, é altura de as trazer para dentro 

Se colocou as suas plantas domésticas no exterior esta é a altura de as trazer para dentro de casa. Quando o fizer verifique os dois lados das folhas, o caule e o solo para confirmar se não trouxeram nenhum bicho indesejado. 
Limpe ainda o solo, retirando folhas mortas ou quaisquer detritos que se tenham depositado, desta forma evita pragas e cria um ambiente mais saudável para a sua planta.

Se for necessário replante

Nós sabemos que a primavera é a melhor época para replantar plantas domésticas, pois é nesta estação que elas se desenvolvem melhor. No entanto, se as suas plantas aproveitaram o verão para crescerem e já mal cabem no vaso, aproveite a mudança de estação para as replantar. Retire a planta do vaso e verifique a aparência das raízes, se elas se encontrarem enroladas, a sair para fora do orifício de drenagem ou parecerem apinhadas é a altura de mudar.

Torne-as mais bonitas

Não somos só nós que, depois de uma época de sol e praia, precisamos de cortar as pontas do cabelo, as plantas também precisam desses cuidados. Aproveite esta estação para remover todas as folhas mortas ou a morrer, corte as folhas que são castanhas ou amarelas na base (perto do caule e no solo) e tire a parte insalubre da folha se ela tiver pontas castanhas ou amareladas.

Vitaminas extra 

As plantas domésticas não necessitam de fertilizantes durante o outono e o inverno, contudo, nesta transição uma última “sobremesa” pode ser bastante apreciada. Os especialistas recomendam usar fertilizante líquido, com metade da dosagem recomendada.

Não se esqueça da luz

No equinócio de outono o sol nasce a leste e põe-se a oeste, no entanto, conforme a estação vai avançado também o sol se vai deslocando pelo céu. Assim, esteja atento à fluidez da luz e coloque as plantas de acordo com as mudanças.

Tenha atenção a temperaturas extremas

Seja calor ou frio extremo, qualquer uma das opções não são indicadas para as plantas, sendo necessário algum cuidado na escolha do local onde vão ser colocadas. Assim, certifique-se que não estão colocadas em cima de radiadores ou aquecedores, nem perto de janelas ou portas que abram para o exterior.

Rega q.b

Um dos erros mais comuns é o de regar em excesso as nossas plantas. No entanto, no outono, elas não precisam de tanta água. Com menos luz elas crescem mais lentamente logo a necessidade de rega diminui. A menos que tenha alguma espécie particularmente sedente ou uma casa muito seca, espere pelo menos alguns dias entre a rega.