Vamos passear pelas cascatas de Lisboa – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Vamos passear pelas cascatas de Lisboa

Aproveite o verão e as férias para descobrir, a pé, o que de melhor a Natureza oferece no nosso país. Há, cada vez mais, adeptos do Turismo de Natureza à procura de novos trilhos para percorrer a pé. Por isso, este mês de agosto, calce as botas, pegue na mochila e na garrafa de água e parta à descoberta das cascatas do distrito de Lisboa! 

A 40 minutos do centro de Lisboa pode descobrir a cascata da Fervença. As águas que lhes dão origem provêm do rio Fervença e caem de uma altura de 20 metros sob a rocha dura da serra. 

Mais à frente passe pela aldeia de Anços, atravesse uma série de campos de cultivo e chegue à cascata do Mourão – também conhecida por cascata de Anços. Esta cascata é alimentada pelo rio Mourão – um dos afluentes do rio Lisandro, e o cenário natural que a envolve é simplesmente idílico. Aqui o xisto cruza-se com a vegetação local de carvalhos e castanheiros, guardando ainda outros recantos e pequenas lagoas de difícil acesso. Aproveite para descobrir os caminhos selvagens em torno das cascatas, podendo avistar aves, anfíbios, mamíferos, répteis, e insetos que ali se encontram. Conte com muita vegetação, que proporciona as sombras indispensáveis para um dia bem passado, e leve calçado confortável para uma caminhada em terreno irregular. 

Se está com medo de se perder antes de chegar a greentrekker.pt costuma planear percursos até lá. É só estar atento à agenda. Esta é a possibilidade de conhecer o território, os seus espaços de natureza, de ruralidade e de praticar um turismo ambientalmente saudável que potencia o aumento do conhecimento e do saber. 


Localizações: 

Cascata de Anços
Rua da Laranjeira, Anços
2715-611 Montelavar
GPS – 38°52’31.9″N 9°18’46.1″W

Cascata da Fervença 
Final da Rua da Bajouca 
2705-915 Terrugem