Parque Ribeirinho Oriente – o novo espaço verde de Lisboa – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Parque Ribeirinho Oriente – o novo espaço verde de Lisboa

Lisboa tem a partir de hoje, um novo espaço verde: falamos do parque Ribeirinho Oriente, na zona de Braço de Prata – Marvila, e que se estende ao longo de 650 metros de frente de rio, ocupando assim 4 hectares.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa – Fernando Medina e do vereador da Estrutura Verde, Ambiente e Energia – José Sá Fernandes, que convidaram todos os lisboetas a visitar este parque. Esta é “mais uma zona da cidade devolvida às pessoas”, disse Fernando Medina.

Nesta manhã de sexta-feira, também estiveram presentes crianças de 3 escolas de Marvila, que ajudaram a plantar uma das cerca de 360 árvores que tornam este espaço mais verde.

Este novo espaço foi pensando em todos os públicos. Aqui é possível trazer os mais novos para brincarem na nova estrutura abstrata erguida com um conjunto de troncos, que nos remetem para os mastros que faziam parte do cenário do rio, como ler um livro na espreguiçadeira à beira rio ou fazer um passeio pelo parque num dos dois percursos pedonais.

Neste espaço verde temos ainda duas cafetarias, um espaço para aluguer de bicicletas, instalações sanitárias públicas, um módulo de biblioteca e um apoio de manutenção do parque, tudo isto construído a partir da conversão de contentores marítimos.

O cuidado para manter a memória piscatória do local está presente tanto nos materiais utilizados, como nos suportes para encaixar canas de pesca existentes no pavimento.

Este projeto contará com uma segunda fase de construção, alargando o espaço até ao molhe da Marina do Parque das Nações, para uma área de 8 hectares e quase 1,5 km de extensão.