Nozes da saponária: uma verdadeira eco escolha! – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Nozes da saponária: uma verdadeira eco escolha!

Estas nozes fazem grandes proezas quando entram em contacto com a água! São as nozes de saponária, da chamada “árvore do sabão” (sapindus mukorossis), descobertas há centenas de anos pelos habitantes das vilas locais do Nepal e da Índia. 

As suas cascas liberam saponina – uma substância que promove o mesmo efeito de um detergente tradicional, e um quilo de nozes de saponária dá para, aproximadamente, 200 lavagens.

Em substituição do detergente da máquina de lavar roupa, podemos pôr cerca de 20 gramas de nozes num pequeno saco de algodão e, de seguida, colocar no tambor da máquina de lavar. As nozes podem ser reutilizadas até cerca de quatro vezes! Esta é uma verdadeira eco escolha que substitui o detergente da máquina de lavar roupa, o detergente manual para a louça ou mesmo o lava-tudo!

Biodegradáveis, antialérgicas, sem químicos ou odores, as nozes maravilha da lavandaria doméstica são uma alternativa saudável, segura e sustentável. 

Ficam aqui algumas receitas para começar a utilizar já estas nozes:

Para lavar a roupa
– Colocar 5-7 nozes de saponária num saco de algodão;
– Inserir dentro do tambor da máquina, junto à roupa, de forma a ficar no meio da roupa;
– Programar a máquina para qualquer ciclo com temperaturas até 90º e iniciar.

Para lavar a loiça
– Coloque 5-6 Nozes de saponária num saco de algodão e coloque por cima do suporte de lavagem dos talheres;
– Se adicionar vinagre no recipiente do detergente não precisará de abrilhantador para os copos. Pode usar 3-4 vezes as mesmas nozes de saponária.

E que tal um sabonete?
Pode, também, fervê-las para fazer um sabonete de limpeza caseiro substituindo assim os convencionais cheios de laureth sulphate (SLS) – um agente comprovado como causador de irritações cutâneas.


Onde adquirir as nozes:
Lojas Maria Granel https://www.mariagranel.com/produto/nozes-de-saponaria/

mindthetrash.pt/loja/noz-de-saponaria-1kg/