Mural do Compromisso – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Mural do Compromisso

A Avenida Calouste Gulbenkian ganhou mais cor com o novo Mural do Compromisso. O mural da autoria do artista Ivo Santos, mais conhecido por Smile1art, pretende reforçar o compromisso de sustentabilidade que a cidade assumiu.

Ainda estávamos em janeiro, quando mais de 200 entidades, entre empresas, escolas e organismos públicos assumiram o Compromisso Lisboa Capital Verde 2020 – Ação Climática Lisboa 2030. Um compromisso que se traduz em ações concretas e sustentáveis que cada organização deve adotar. Eliminar o plástico de utilização única, reutilizar águas, instalar equipamentos de energia solar, reduzir e separar resíduos, poupar energia ou fornecer aos colaboradores soluções de mobilidade sustentável são algumas das medidas prometidas. No total serão mais de 2.100 ações em prol da sustentabilidade ambiental.

Assim, deste acordo que, segundo Fernando Medina – Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, não se “tratou de uma assinatura protocolar, mas compromissos concretos para mostrar ação. Mostrar à cidade e ao país que estamos a assumir um conjunto de compromissos de ação concreta”, nasceu esta representação simbólica como forma de firmar esta promessa conjunta. São 1000m2 de arte urbana, onde podemos ver os graffitis de Smile1art, juntamente com um painel de azulejos da fábrica Viúva Lamego. 

Nem o local escolhido foi deixado ao acaso, foi aqui que, há 12 anos, se prometeu construir um corredor verde de Monsanto, algo imaginado há 60 anos pelo Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, é aqui que há a confluência de vários bairros que ligam a cidade e é aqui que ficará finalizada a materialização da promessa conjunta por uma Lisboa, e um país, mais verde e sustentável, uma Lisboa e um país que escolheu evoluir