Comboios de bicicleta de Lisboa – Lisboa Green Capital 2020
-Mobilidade

Comboios de bicicleta de Lisboa

“Queres ir para a escola de bicicleta?
Então, apanha o comboio!”

Ficou confuso com esta resposta aparentemente sem nexo? Esperava uma resposta mais ajustada a uma pergunta que até demonstra alguma preocupação com o nosso planeta azul? Não fique, a resposta faz todo o sentido quando enquadrada no contexto certo.

O comboio aqui falado é o resultado do novo programa de mobilidade escolar promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. Neste programa, as crianças organizar-se-ão em grupos acompanhados por monitores para irem de bicicleta para a escola e, tal como num “comboio” normal, existirão linhas (ou percursos) e horários definidos, permitindo aos mais pequenos apanharem o comboio para se deslocarem até à escola.

Assim, para seguir viagem a todo o vapor, a única coisa que o revisor vai pedir é que tenha uma bicicleta pois a viagem é gratuita. E não se preocupe com os horários e percursos pois podem ser adaptados.

No total são seis as linhas existentes, estando as seguintes em funcionamento:

  • CB1 – Escola Básica Parque das Nações (semanal);
  • CB2 – Colégio Pedro Arrupe (semanal);
  • CB3 – Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (diário).

Este programa pretende assim, de uma forma divertida e segura, sensibilizar e promover a adoção de hábitos de mobilidade ativos e sustentáveis num percurso que, as crianças fazem diariamente, capacitando-as para um uso mais utilitário e autónomo deste meio amigo do ambiente em contexto citadino. 

Portanto, da próxima vez que o mais pequenino chegar perto de si e pedir para ir de bicicleta, já sabe o que responder “Queres ir para a escola de bicicleta? Então, apanha o comboio!”

Para mais informações sobre o programa, consulte o seguinte endereço