706 – A primeira carreira totalmente elétrica – Lisboa Green Capital 2020
-Mobilidade

706 – A primeira carreira totalmente elétrica

A partir de hoje é possível circular entre o Caís do Sodré – Santa Apolónia em autocarros totalmente elétricos.

Até hoje, só era possível circular na carreira 706 da Carris aos fins de semana, mas a partir de agora é possível fazê-lo todos os dias. Assim, a carreira 706 torna-se a primeira carreira totalmente elétrica na rede Carris. Estes autocarros têm capacidade para 71 passageiros e estão equipados com baterias de última geração e dotados de um sistema de tração elétrica fiável e eficiente.

Os 15 novos autocarros representam um investimento da Carris no que toca ao melhoramento do serviço ao cliente, bem como, no cumprimento dos objetivos ambientais da empresa – a empresa assinou o compromisso Lisboa Capital Verde. São autocarros mais confortáveis, mais silenciosos e com zero emissões de C02, afirma Tiago Lopes Faria, presidente da Carris.

O presidente da Carris, também refere que está a decorrer um processo para a compra de mais 100 autocarros este ano, 70 a gás natural e 30 autocarros elétricos, após abertura de concurso. “É um caminho incontornável, este caminho da descarbonização e eletrificação da nossa rede”, refere.

Também para Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, esta mudança da Carris é de extrema importância para a cidade e que se alinha com os objetivos definidos para a Lisboa Capital Verde 2020 “Esta viragem estratégica que estamos a fazer na cidade, de uma cidade mais sustentável do ponto de vista ambiental, capaz de honrar os seus compromissos em matéria de redução de emissões, capaz também de contribuir para a redução da poluição e de uma melhor qualidade de vida de todos aqueles que aqui moram e aqui trabalham, passa por uma mudança importante ao nível da forma como nos movemos e utilizamos o sistema de transportes. E esta mudança, a mudança de um sistema assente no carbono para um sistema assente no elétrico é uma mudança essencial para vencermos a nossa obrigação e a batalha climática”.

Em forma de conclusão Tiago Lopes Faria sublinha que esta é uma nova etapa da história da Carris “É o momento irreversível em que a Carris se eletrifica na sua frota de autocarros. Este é o primeiro de muitos que queremos fazer no próximo tempo. E, espero um dia, fazer um evento para acabar de vez com aqueles que são os autocarros a combustíveis fosseis e é para lá que a Carris pretende ir. Aliás, a Carris tem um programa muito ambicioso que vai garantir, ao longo das próximas décadas, descarbonizar em pleno a sua frota a caminho da eletrificação “

Características dos autocarros da Carris elétricos:

  • Autonomia para 180 Km;
  • Emissões zero de C02;
  • Baterias de última geração;
  • Menos ruído;
  • Menos manutenção;
  • Mais confortável