Lotes ComVida, o programa que quer dar vida aos lotes, bairros e comunidades lisboetas – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Lotes ComVida, o programa que quer dar vida aos lotes, bairros e comunidades lisboetas

Tempo médio de leitura: 3 minutos

O programa Lotes ComVida – um programa de apoio à constituição de comissões de lote – quer dar vida aos lotes, aos bairros e às comunidades lisboetas.

Desenvolvido pela Gebalis e com início no terreno datado de abril de 2019, o programa Lotes ComVida tem como missão gerir eficazmente comunidades dos núcleos habitacionais com arrendamento de gestão pública. Com isto há um apelo à participação direta e ativa dos moradores, promovendo assim a integração social, a educação ambiental e a conservação do património.

Esta iniciativa já se encontra a ser operacionalizada em 63 prédios lisboetas, localizados em oito bairros municipais: Armador, Alfinetes, Graça, Quinta das Laranjeiras, Alta de Lisboa, Padre Cruz, Boavista e Liberdade, estimando-se que a médio prazo o programa possa estar implementado em todos os bairros municipais de Lisboa, potenciando a satisfação e a conservação dos espaços de habitar com o fortalecimento de uma comunidade com vida, participativa e dialogante.

Na freguesia de S. Vicente, bairro Justiano Pardel, foi levada a cabo, recentemente, uma intervenção de melhoria dos espaços comuns e públicos. 
Em colaboração com a equipa de Higiene da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de São Vicente sensibilizou-se os moradores para a gestão dos resíduos, removeram-se monos, fez-se limpeza dos espaços comuns, pátios e garagens e, ainda podas corretivas. O projeto incluirá intervenções periódicas nesta zona.

Ações/ resultados
Arrancou no terreno em abril de 2019 e à data apresenta os seguintes resultados:
– 43 Reuniões de Implementação; 
– 404 visitas a lotes e 616 visitas domiciliárias

 Taxa de eficácia: 100% de eficácia de organização dos lotes em todas as reuniões realizadas 

 Ambições

  • Comunidades mais dialogantes e cooperantes entre elas;
  • Comunidades vivas e ativas;
  • Maior proximidade com a população;
  • Lotes mais organizados;
  • Maior satisfação residencial

Recentemente a Gebalis recebeu dois prémios no âmbito da sexta edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, sendo um reconhecimento pelo que faz pela cidade.

Para saber mais sobre o Lotes ComVida aceda ao site do projeto.