Lisboa num caminho cada vez mais verde e sustentável – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Lisboa num caminho cada vez mais verde e sustentável

A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) anunciou hoje, quarta-feira, dia 28 de abril, o Projeto Centrais Fotovoltaicas – Telheiras e Parque das Nações. Este projeto tem como objetivo a redução de consumos e o aumento da produção própria de energia 100% renovável.

“Desenvolvemos um plano muito ambicioso na EPAL, um plano de neutralidade energética, com o objetivo de em 2025 atingirmos a plena neutralidade energética, quer isto dizer que em 2025 vamos produzir toda a energia elétrica que consumimos em todas as nossas atividades”, diz-nos José Manuel Sardinha, presidente da EPAL, na apresentação do projeto Centrais Fotovoltaicas, acrescentando que este se insere “na estratégia de sustentabilidade e de neutralidade energética da EPAL”.

A energia produzida irá alimentar as estruturas da EPAL, isto é, reservatórios, estações e frota nos dois locais – Telheiras e Parque das Nações, contribuído assim para as metas de descarbonização da cidade.

Para a empresa, este é “mais um passo” no “compromisso com a neutralidade energética e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas”.

Lisboa tem “duplicado todos os anos a instalação de painéis solares na cidade, e com estas novas centrais vamos manter essa tendência”, sublinhou José Sá Fernandes, vereador do Ambiente, Clima e Energia, e Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa, na apresentação.

Na apresentação do projeto estiveram presentes o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes e o vereador do Ambiente, José Sá Fernandes.

No âmbito dos investimentos em centrais fotovoltaicas, a próxima etapa prevista pela EPAL é lançar, durante o primeiro semestre deste ano, projetos para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vale da Pedra (650 kW), a Captação de Valada Tejo (850 kW), a Captação da Estação Elevatória de Amadora (1.5 MW), a Estação Elevatória de Vila Franca de Xira (dois MW) e a ETA de Asseiceira (um MW).