Lisboa entra em 2020 da melhor forma, somos a Capital Verde Europeia! – Lisboa Green Capital 2020
-Notícia Geral

Lisboa entra em 2020 da melhor forma, somos a Capital Verde Europeia!

Os esforços e avanços de Lisboa, no que toca à eficácia energética e à boa gestão de água foram valorizados: Lisboa é, em janeiro, a Capital Verde Europeia.

O dia 21 de junho de 2018 foi uma data a não esquecer para esta cidade do sul da Europa. Pela primeira vez, alguém que não seja do norte do continente, traz esta distinção efetuada pela European Green Capital Award da Comissão Europeia.

Todos os anos são mais de 30 as cidades que se submetem a um longo e exigente processo de candidatura e seleção para receber esta distinção, que tem como objetivo premiar os esforços e, consequentemente, os resultados alcançados em áreas como ecologia, eficácia energética ou a sustentabilidade social.

No caso de Lisboa, os avanços em áreas como a eficiência energética, a boa gestão da água e os esforços para a construção de uma cidade mais amigável para as pessoas, com destaque para a pedonalização de amplas zonas da cidade e o forte crescimento das áreas verdes foram fatores valorizados pelo júri. A isto acresce as ambiciosas metas definidas para o futuro nas cinco áreas chave: Energia, Água, Mobilidade, Resíduos e Infraestrutura Verde e Biodiversidade.

Este prémio surge numa altura em que, tanto assistimos aos tremendos efeitos das alterações climáticas, bem como a agenda política da sustentabilidade ecológica e social sofre contestações e retrocessos. A importância desta distinção para uma cidade como Lisboa, que enfrenta os desafios complicados dos países do Sul, aumenta a responsabilidade bem como o compromisso da nossa cidade em colocar as alterações climáticas no centro da agenda política.