Jardins Abertos: está de volta mais uma edição repleta de atividades online e espaços inéditos – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Jardins Abertos: está de volta mais uma edição repleta de atividades online e espaços inéditos

O festival que abre os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa está de volta para dois fins de semana repletos de atividades.

Com os termómetros a indicarem temperaturas bastante altas para os próximos dias, o Festival Jardins Abertos parece ser uma excelente opção para aproveitar o fim de semana nos magníficos jardins de Lisboa.

Apesar da pandemia COVID-19 ter vindo alterar o formato do festival, que até então era presencial, os fins de semana de 18,19, 25 e 26 estão repletos de atividades. Podemos contar com visitas e percursos guiados pelos jardins de Lisboa, oficinas de jardinagem ou exposições, onde é possível de participar em formato online ou presencial, basta escolher a que mais agradar, e o melhor disto é que são todas gratuitas.

Segundo Carolina Matias, da organização dos Jardins Abertos, o objetivo é trazer as pessoas para a rua, para o jardim, e sensibilizar a população, de qualquer idade, para o contacto com a Natureza em contexto urbano”.

É de destacar na vasta programação a visita a espaços inéditos no festival, como o jardim do Palacete de São Bento, os jardins do Centro Cultural de Belém, o Parque Ribeirinho Oriente e a Quinta Urbana NÃM – “primeira quinta urbana em Portugal que produz alimento a partir do desperdício de outra indústria”, neste caso falamos do cogumelo-ostra produzido a partir das borras de café. Também o Jardim Botânico Tropical, reaberto ao público em janeiro depois de obras de requalificação, é estreante nestas andanças, contudo só é possível de visitar virtualmente.

No que toca às visitas guiadas, sujeitas a inscrição prévia obrigatória e com um limite de oito participantes, encontramos os passeios pelo sapal do estuário do Tejo, os passeios noturnos ao Espaço de Biodiversidade de Monsanto, visitas botânicas ao Jardim do Palácio Pimenta ou à Fito-ETAR do Parque Florestal de Monsanto.

Nesta edição, são de destacar três exposições em torno da natureza, da ecologia e dos jardins, sendo uma delas sobre plantas espontâneas e que estará espalhada pela cidade de Lisboa em mupis#NãoHáErvasDaninhas.

As crianças não ficaram esquecidas e podem contar com diversas atividades. No Palácio Pimenta podem descobrir de onde vêm as tintas e como estas eram produzidas na era pré-industrial, por sua vez, no Parque Florestal de Monsanto podem criar um comedouro de pássaros enquanto no Jardim Gulbenkian podem fazer tintas naturais.

A maioria das atividades será disponibilizada simultaneamente em formato online, através do canal de Youtube do festival ou de live stream no Instagram. “No contexto atual, tivemos de nos reinventar e pensar como podíamos fazer esta edição acontecer. Felizmente, conseguimos organizar uma edição mista, onde é possível fazer visitas presenciais aos jardins, ainda que de modo limitado, e também dar acesso a mais conteúdos em formato digital”, explica Carolina Matias. Também serão disponibilizados vários vídeos temáticos no canal de Youtube, e serão realizadas sessões de cinema que nos farão pensar na relação que temos com o nosso planeta e os seus recursos.

As visitas e as atividades em grupo respeitarão todas as medidas da Direção Geral de Saúde e os jardins estão sujeitos a diferentes lotações e tempo máximo de permanência. O acesso é limitado e será feitio por ordem de chegada. O uso de máscaras é obrigatório e não é permitida a entrada de animais. Todas as atividades presenciais terão inscrição prévia no website do festival e uma lotação de até oito participantes. 

Visitas Livres
British Cemetery • Estufa Fria de Lisboa • Jardim do Goethe-Institut • Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga • Jardim do Palacete de São Bento • Jardim do Palácio Fronteira • Jardim do Príncipe Real • Jardim do Tribunal Constitucional • Jardim Gulbenkian • Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa • Jardins da Biblioteca Nacional de Portugal • Jardins do Campus FEDP MAAT e Central • Jardins do CCB • Parque Botânico Monteiro-Mor • Parque Florestal de Monsanto • Parque Ribeirinho Oriente • Quinta Conde dos Arcos • Quinta Urbana NÃM • Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara

Visitas Guiadas
Passeio Noturno ao Espaço da Biodiversidade de Monsanto
Visita Botânica ao Palácio Pimenta
Visita com Margarida Cancela d’Abreu à exposição “O Mester da Paisagem”
Visita com Teresa Andresen à exposição Jardins Históricos
Visita com Caldeira Cabral aos Jardins do CCB

Percursos Guiados
Parque Ribeirinho Oriente com Catarina Pacheco e Filipa Menezes
“Entre Jardins, Avenidas e Varandas” com Ivo Meco
Jardim para as Plantas Silvestres com Fernanda Botelho

Exposições
Jardins Históricos: Memória e Futuro na Biblioteca Nacional de Portugal
Earthkeeping / Earthshaking: arte, feminismo e ecologia na Galeria Quadrum
#NãoHáErvasDaninhas: plantas espontâneas pelos mupis da cidade

Oficinas
Um Dia no Viveiro no Parque Florestal de Monsanto
Banhos de Floresta no Parque Florestal de Monsanto
Plantação de Aromáticas em Floreiras na Quinta Conde dos Arcos
Comedouro de Pássaros no Parque Florestal de Monsanto (Crianças)
Imagina, Esmaga e Pinta no Palácio Pimenta (Crianças)
Sugestões para Atividades Virtuais
Através do nosso canal de YouTube e páginas nas redes sociais

Visitas Guiadas
Coleção YouTube — Conversas no Jardim — Aurora Carapinha no Jardim Gulbenkian — 25 de julho às 21 horas
Coleção YouTube — Conversas no Jardim — Fernanda Botelho no Jardim Biodiverso — 19 de julho às 21 horas
Coleção YouTube — Jardins e Embaixadas — Jardim da Residência do Embaixador dos EUA — 18 de julho às 20 horas
Coleção YouTube — Selva Urbana — O Jardim da Sofia — 26 de julho às 19 horas
Coleção YouTube — Jardins do CCB — Bosque Vertical — 18 de julho às 18 horas

Cinema
Extensão CineEco de Seia — Disponíveis para visualização de 18 a 26 de julho à 00h.
7,83 Hz de Theo Putzu
Aquametragem de Marina Lobo (Crianças)

Oficinas Virtuais
Coleção YouTube — Kit Jardinagem (Reenvasar, Multiplicar, Fertilizar, Semear) — todos os dias às 9 horas.
Plantação de Aromáticas em Floreiras na Quinta Conde dos Arcos — Live Stream — 19 de julho às 11 horas.

Open Call e Giveaways
Open Call Varandas Verdes
Giveaway Kit de Jardinagem
Giveaway Cerâmicas Borralheira
Giveaway Aromáticas Vivas