Jantar Peritos Comissão Europeia no primeiro restaurante sem caixote do lixo – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Jantar Peritos Comissão Europeia no primeiro restaurante sem caixote do lixo

Não é só para Lisboa que o ano como Capital Verde Europeia 2020 ainda está a arrancar, o mesmo acontece com o processo de seleção da Capital Verde Europeia 2022.  Em junho saberemos quem será a substituta de Lisboa e Laht – capital em 2021.

Nos dias 13 e 14, os 12 peritos responsáveis por todo este processo de avaliação das cidades candidatas realizaram as primeiras, de muitas, reuniões de trabalho, no Centro de Interpretação da Estufa Fria.

Como a sustentabilidade está sempre latente nas escolhas, o Kitchen Dates – primeiro restaurante sem caixote do lixo do país, em Carnide, foi o escolhido para realizar o jantar.

A Maria, a Inês e o Rui – os nomes por detrás deste projeto, acolheram os 12 especialistas e partilharam os princípios do restaurante. Aqui todas as refeições são confecionadas com produtos locais e da época, produzidos num raio de 50 quilómetros, havendo uma exceção para as castanhas que nos chegam de Chaves. Isto faz com que coisas como bananas, café ou chocolate não sejam vistas na ementa.  O leite, a manteiga ou o mel, também são alimentos que não fazem parte do dia-a-dia deste restaurante, pois a alimentação é 100% vegana.

Os produtos são utilizados até ao limite, havendo um reaproveitamento das cascas dos vegetais para criar molhos ou espessantes. Aqui também não entram embalagens descartáveis, todos os produtos são transportados em caixas reutilizadas e as poucas embalagens utilizadas – as garrafas de vinho, são aproveitadas para criar vasos para plantas aromáticas. E como tudo o que entra pela porta deste restaurante ou é consumido ou reaproveitado ou transformado em composto, existe um compostor elétrico que em 24h transforma matéria orgânica em composto, que depois é entregue aos produtores com quem trabalham.