Ideias para reciclar o pinheiro de Natal – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Ideias para reciclar o pinheiro de Natal

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Com o Natal terminado e com o ano novo à porta, começa-se a pensar em arrumar, mais dia, menos dia, as decorações e iluminações de Natal. E caso tenha optado por um pinheiro natural arrumar e utilizar no próximo ano é uma missão praticamente impossível. Contudo, existem várias formas amigas do ambiente para o reciclar.

  • Um regresso às origens – Deitar fora o pinheiro de Natal que nos fez companhia e alegrou estes dias festivos não é a melhor opção. E que tal perguntar no local onde o adquiriu se existe alguma retoma de pinheiros? Ou então contacte um viveiro de plantas e flores local para ver se existe algum programa de reciclagem de pinheiros.

  • Voltar a plantar – Uma das melhores formas de reciclar o pinheiro de Natal é devolvê-lo onde pertence: à natureza. Se tiver ou conhecer alguém que tenha um jardim volte a plantar o pinheiro. Além de ser um ótimo habitat natural para os pássaros, se for bem tratado ao longo do ano pode voltar a ser reutilizado no próximo Natal.

  • Composto para o jardim – Com uma serra elétrica, por exemplo, consegue desfazer o pinheiro e reduzi-lo a pequenos pedaços que podem ser utilizados como composto. Depois disto basta espalhar a compostagem um pouco por todo o jardim, de forma a proteger e a nutrir plantas, arbustos e árvores. Os ramos maiores do pinheiro podem ser colocados diretamente sobre as plantas de exterior de maneira a protegê-las do frio e da geada.

  • Debaixo de água – Caso não saiba os pinheiros são também um ótimo ambiente para peixes, principalmente se colocados no fundo de lagos ou fontes criadas pelo homem e que não contenham estruturas subaquáticas naturais.

  • Decoração floral – E que tal usar os ramos do pinheiro para ornamentar arranjos florais, centros de mesa e coroas naturais? Se a isto juntar outros elementos como folhas, azevinho, pinhas ou flores, irá ter a casa mais bonita durante alguns dias. Depois, quando estiver tudo seco, pode desfazer os ramos e o tronco e utilizá-lo como compostagem.

  • Cabide Natural – Alguma vez pensou que o pinheiro de Natal poderia transforma-se num original cabide natural? Para isso basta retirar as agulhas, que podem ser utilizadas na compostagem ou para fazer pot-pourri, por exemplo, e acertar os tamanhos dos ramos. Pode ainda pintar ou envernizar o tronco e ramos a seu gosto de forma a condizer com a decoração da divisão escolhida para o exibir.

  • Pinheiro aromático – Uma forma criativa e que deixa a casa bem cheirosa é a de transformar as agulhas do pinheiro de Natal em pot-pourri. Quando os ramos estiverem totalmente secos (depois de ter sido utilizado como decoração floral, por exemplo) retire as agulhas e desfaça-as. De seguida é só juntar paus de canela, noz-moscada, flores, cravos-da-índia e frutos secos e terá o cheiro de Natal a perfumar a sua casa pelo resto do inverno. Os excessos podem ser guardados e usados sempre que quiser.