Hidroponia, o que é? – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Hidroponia, o que é?

Na última edição dos Jardins Abertos, num workshop dado pela equipa de formadores do Eco-Center, ficamos a conhecer uma técnica fascinante de cultivo – a Hidroponia.

Do grego água (hidro) e trabalho (ponos), a hidroponia é a arte e a ciência de fazer crescer plantas, numa solução de água e nutrientes, em que as raízes são suportadas por um meio que não o solo. As raízes podem estar suspensas em meio líquido como NFT – Nutrient Film Technique -, DFT – Desp Film Technique ou Floating – ou NGS – New Growing System – ou apoiadas em apoiadas em substrato inerte como lã de rocha ou fibra de coco.

Mas é possível cultivar plantas sem terra? Não só é possível como as plantas também crescem mais rápido com esta metodologia. Muitas civilizações passadas utilizaram técnicas de cultivo hidropónico ao longo de sua história e na Ásia há vários exemplos de sucesso. Também a NASA viu na hidroponia um encaixe perfeito e fácil para os seus planos de sustentabilidade da vida no espaço, integrando-a no programa de corrida espacial. 

A verdade é que muitos dos alimentos que consumimos diariamente já são cultivados com esta técnica que pode ser utilizada tanto em grandes explorações como em casa.

Ter uma horta hidropónica no quintal ou na varanda é bastante fácil devido à simplicidade do seu cultivo. Basta ter uma estrutura para a sustentação da planta, um reservatório para a solução e um meio de contacto entre as raízes e a solução nutritiva.

Este tipo de agricultura inovadora além de ser excelente para fazer crescer alimentos saudáveis num curto período de tempo ainda agrega imensas vantagens:

  • Poupa aproximadamente 80% de água, conseguindo realizar cerca de 10 a 11 ciclos anuais;

  • Há um maior rendimento por área, pois dispensa o uso de terra o que permite cultivar uma grande variedade de espécies desde vegetais, flores, plantas ornamentais, aromáticas ou medicinais;

  • Maior produtividade da planta – Por receber e ter disponíveis os nutrientes que necessita em tempo integral as raízes não gastam muita energia à procura dos mesmos no solo, fazendo com que a planta se possa concentrar na folhagem e frutificação o que leva a que que toda a plantação cresce saudável;
     
  • Maior qualidade de produto – Como pode ser cultivado em locais fechados os vegetais ficam menos suscetíveis a pragas e doenças. E como a própria planta se encontra mais saudável acaba por se tornar mais resistente, diminuído a utilização de fertilizantes.

Se ficou curioso e gostava de aprender mais sobre esta técnica de cultivo, experimente os workshops do Eco-Center. O Eco-center tem formadores certificados na área, dispondo de diversos níveis de formação e imensas atividades, sejam oficinas isoladas de iniciação ou ações de formação de várias sessões para um aprofundamento das matérias.

Também tem estabelecidas parcerias com outras entidades para que as nossas formações fiquem mais completas, incluindo certificação para professores, visitas a estufas em funcionamento e a locais com sistemas instalados. Contacte-os para saber mais e aventure-se nos cultivos hidropónicos! 

Eco-Center 
Rua Prof. Vitor Fontes nº10E 
1600-671 Lisboa
Portugal

ecocenter@altogagreen.pt
+351 919254139
www.ecocenter.pt