Frota da Carris é reforçada com 15 elétricos articulados e 30 autocarros elétricos – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Frota da Carris é reforçada com 15 elétricos articulados e 30 autocarros elétricos

Realizou-se hoje, 21 de abril, a cerimónia de assinatura do contrato de aquisição dos 15 elétricos articulados, assim como o lançamento do concurso público para aquisição de 30 autocarros elétricos no Complexo da Carris, em Santo Amaro.

Na cerimónia, Tiago Farias, presidente do Conselho de Administração da Carris, realçou que “hoje é um dia histórico. É um dia muito importante para a longa vida da Carris que, em 2022, irá celebrar 150 anos de vida dedicados a servir a cidade de Lisboa, a servir o transporte público”, reforçado que o dia de hoje é marcante “pois estamos a posicionar-nos, com a orientação do município, na mobilidade orientada para os elétricos”.

Estes novos elétricos serão mais confortáveis do que os anteriores devido à sua dimensão: têm cerca de mais quatro metros do que os atuais, e a sua capacidade de transporte passará de transportar 201 passageiros para 221.

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, elogiou o trabalho desenvolvido pelo município, afirmando que “Lisboa tem feito um muito bom trabalho e, certamente, continuará e teremos oportunidade de assistir a mais momentos destes”. 

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que um dos objetivos era “mostrar à cidade, mostrar à área metropolitana, que podíamos fazer diferente, que podíamos fazer melhor e, hoje, podemos dizer que fizemos diferente e fizemos melhor”, destacando ainda o facto que, desde 2017 – quando a empresa foi municipalizada – foram adquiridos mais de 300 veículos, no valor de 100 milhões de euros.

A aquisição dos novos 15 elétricos articulados, que irão reforçar a carreira 15E, representa um investimento de 43,4 milhões de euros. Por sua vez, o lançamento do concurso público para a compra dos 30 autocarros terá um preço base de 16,8 milhões de euros.

Estima-se que o primeiro autocarro elétrico seja entregue em novembro deste ano e os restantes ao longo de 2022. Já o primeiro elétrico articulado deverá ser entregue daqui a 22 meses e “os restantes 14 nos nove meses seguintes”

Na cerimónia estiveram também presentes Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, assim como José Leitão, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.