Fernando Medina é um dos 11 mayors a liderar a recuperação da epidemia – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Fernando Medina é um dos 11 mayors a liderar a recuperação da epidemia

Fernando Medina junta-se 10 mayors de todo o mundo, numa task Force, de recuperação económica da pandemia.

A rede mundial de cidades pela ação mundial, mais conhecida por C40, criou uma rede que promove a recuperação económica orientada para a ação climática, saúde pública e redução de desigualdades, a Covid-19 Recovery Task Force
Nesta rede estão presentes 11 mayors de todo o mundo e o único representante português é Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Este grupo de trabalho criado pela rede de cidades C40 é liderado pelo Mayor de Milão Giuseppe Sala e foi criado com o propósito de fomentar uma recuperação económica que assentasse na melhoria da saúde pública, redução de desigualdades e ação climática, a task force pretende assim “levar as pessoas de volta ao trabalho”, procurando ao mesmo tempo garantir que as alterações climáticas “não se tornam numa crise ainda maior para a economia global e para as vidas de comunidades de todo o mundo”. 

A primeira reunião deste grupo de trabalho aconteceu no passado dia 29 de abril, e Giuseppe Sala, autarca de Milão, aproveitou para renovar o compromisso das cidades para com a ação climática afirmando que estas “não querem dar nenhum passo atrás” e que, perante “um desafio sem precedentes”, mostram a “motivação” para tirar partido da “experiência coletiva para apoiar e orientar autarcas de todo o mundo”. 

Na mesma reunião, Fernando Medina, reforçou que era imperativo “agir com rapidez e coragem perante o desemprego, a pobreza e a crise económica” provocadas pela pandemia que está a afetar o mundo inteiro. Para o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a aposta das cidades deve ser numa “agenda verde, salvando a economia e investindo no futuro”.

A Covid-19 Recovery Task Force, é composta pelos mayors das cidades de Freetown, Hong Kong, Lisboa, Medellín, Milão, Melbourne, Montreal, Nova Orleães, Roterdão, Seattle e Seoul. E foi Eric Garcetti, Mayor de Los Angeles – uma das cidades líder da rede C40 que tomou a iniciativa de convocar presidentes da câmara para este grupo de trabalho.

Atualmente, já são 96 as cidades que fazem parte da rede C40 e, que se comprometem assim com os objetivos traçados pelo Acordo de Paris. Nesta lista estão presentes cidades como Lisboa, Barcelona, Paris, Nova Iorque ou Deli.