É P’ra Amanhã – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

É P’ra Amanhã

No dia do arranque oficial de Lisboa como Capital Verde 2020, nada melhor do que finalizar o dia no cinema São Jorge. Aqui podemos assistir ao primeiro episódio da série documental “´É P’ra Amanhã”, uma série produzida e realizada em Portugal. Composta por cinco episódios, a série tem como tema principal a sustentabilidade, e está dividida em cinco episódios: alimentação, energia e mobilidade, economia, política e educação.

Inspirados no documentário francês “Demain”, os 6 jovens por detrás deste projeto, resolveram partir ao encontro de “pessoas e iniciativas em Portugal que trabalham diariamente para construir um futuro sustentável.”

No primeiro episódio, dedicado à alimentação, tivemos em destaque a horta social no Porto, esta é-nos apresentada como a maior horta social da Europa e está inserida no parque José Avides Moreira. Tem três hectares de terreno que serviram para criar 230 talhões para hortas biológicas. Todos estes espaços estão preenchidos e já contam com 300 interessados em lista de espera.

Na fase de pré-produção chegaram a ter 800 projetos, acabaram por filmar 60. O critério de seleção foi a possibilidade de se replicar estes projetos pelo país.

Todos nós sabemos que estamos a viver uma crise ambiental de uma dimensão imensa e que temos de mudar os comportamentos urgentemente. Mas, e se em vez de nos focarmos no que de mau está a ser feito focarmo-nos e aprendermos com o que já está a ser feito de bom em Portugal para um futuro mais sustentável. É esta a visão de esperança com que ficamos ao assistir ao documentário.