Dipesh Chakrabarty – O clima da história: 10 anos depois – Lisboa Green Capital 2020
-Conferências

Dipesh Chakrabarty – O clima da história: 10 anos depois

Inserida nas conferências Anthropocene Campus Lisboa: Parralax, a Culturgest recebeu no dia 9 de janeiro o historiador Dipesh Chakrabarty que nos veio falar sobre O Clima da História, 10 anos depois de ter publicado “The Climate of History: Four Thseses”.

Chakrabarty tornou-se polémico por apoiar uma universalidade que ignora classes, raças e géneros no desenvolvimento da pegada ecológica da Humanidade. Acabou mesmo por provocar uma discussão acesa sobre a relevância das divisões políticas e socioeconómicas entre os hemisférios norte e sul e nas ameaças que põe em causa a sobrevivência.

Nesta conferência alerta-nos para a urgência de arranjarmos uma resposta para as alterações climáticas que são cada vez mais drásticas. O historiador chega mesmo a comparar a nossa situação atual, com a destruição dos dinossauros há 66 milhões de anos, igualando a destruição que o ser humano está a provocar no planeta com o meteorito que extinguiu toda uma espécie. 

Chakrabarty, no entanto, refere que há dez anos atrás , antes do quarto relatório de avaliação do PIMC (painel intergovernamental sobre mudanças climáticas) ser discutido pelos média, questões sobre mudanças climáticas não teriam tido o mesmo impacto e teriam sido menos urgentes do que são hoje em dia. O historiador chega mesmo a dar como exemplo o seu país de origem – Índia- como um caso onde esta discussão seria bastante complicada, apesar de estar entre os quatro maiores emissores de gases de efeito de estufa.