Concurso Árvore do Ano em Portugal – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Concurso Árvore do Ano em Portugal

Sempre ouvimos dizer que as grandes árvores podem contar grandes histórias, nem que seja por tudo o que já viram e viveram ao longo da história.

Pegando nesta premissa, o concurso “Árvore Europeia do Ano” procura conhecer as histórias mais interessantes, de forma a destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural que tanto merece a nossa atenção e proteção.

Criado em 2011 e organizado pela Environmental Partnership Association (EPA) este evento é inspirado no conhecido concurso da República Checa – Árvore do Ano – organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. A “Árvore Europeia do Ano” não se foca apenas na beleza, tamanho ou idade da árvore, mas sim na sua história e na sua relação com as pessoas. Desde a sua criação o concurso viu o número de países envolvidos aumentar, passando de cinco para dezasseis, sendo o concurso europeu uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.

E é assim que surge a “Árvore do Ano em Portugal”, organizada pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), que elege a árvore portuguesa que nos irá representar na Europa. Desta forma, a busca por árvores que se tornem “parte de uma comunidade maior” acontece até ao dia 23 de novembro. Pode votar em duas das dez árvores que se encontram a concurso e a vencedora irá representar o país no Tree of The Year 2021. Os resultados serão anunciados a 26 de novembro.

O representante português em 2020, foi o Castanheiro de Vales, uma árvore milenar localizada em Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, e que por sua vez ficou em sexto lugar no concurso europeu. No entanto, Portugal juntou-se à iniciativa da melhor forma: arrebatando o prémio na sua estreia, em 2018, com o Sobreiro Assobiador.

Estão dez árvores portuguesas à espera do seu voto, entre elas a famosa Schotia Speciosa do jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa. Mas há mais nove potencias vencedoras, que cobrem o país de norte a sul, e todas com histórias incríveis. No final, o objetivo é alertar para a importância e conservação das árvores, e isso é o mais importante.

Para votar basta escolher as suas árvores favoritas, inserir o seu e-mail e validar o voto, não se esqueça que só tem até dia 23.