Rede Natura: Cientistas alertam para o desconhecimento generalizado desta rede – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Rede Natura: Cientistas alertam para o desconhecimento generalizado desta rede

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Numa altura em que a proteção da natureza torna-se num assunto cada vez mais urgente a nível mundial, ainda há quem desconheça as áreas de conservação em Portugal e na Europa. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pelos investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIMAR-UP) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que procurou avaliar o nível de informação dos portugueses sobre a Rede Natura 2000.

No estudo recentemente publicado na revista científica Sustainability, os cientistas concluíram que a maioria dos cidadãos residentes em Portugal desconhece tanto a existência da Rede Natura 2000, como tem pouca informação sobre que locais integram esta rede no nosso país, quais as ameaças que enfrentam e quais as espécies que neles habitam.

Apesar da problemática da conservação da Natureza ser um assunto que ouvimos falar desde pequeninos, de sabermos que existem locais de proteção e espécies em vias de extinção espalhadas tanto por Portugal como pelo mundo fora, esta sensibilização parece não se refletir no conhecimento prático sobre as áreas de conservação e redes de proteção existentes a nível nacional e europeu.

“Com este estudo, nós fomos capazes de retratar a urgência de se investir mais e melhor na divulgação e comunicação sobre a Rede Natura 2000 em Portugal”, refere Sofia Oliveira, primeira autora do artigo.

Desta forma, a investigadora do CIIMAR e da FCUP reforça a importância da participação pública no sucesso das ações de conservação da natureza, deixando ainda o repto de que “o sucesso da Rede Natura depende de todos nós”.

O estudo contou ainda com a participação dos cientistas Paulo Santos (CIIMAR/FCUP), Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP) e Joana Pereira (CESAM-UA).

O que é a Rede Natura 2000?

Resultado da implementação de duas diretivas comunitárias – a diretiva das aves – 79/409/CEE (1979) e a dos habitats – 92/43/CEE (1992) -, a Rede Natura 2000 é uma rede ecológica europeia que integra um conjunto de áreas classificadas com o objetivo de promover a conservação das espécies de fauna e flora ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia.

Em Portugal, a Rede Natura 2000 contemplava, em 2018, 62 Zonas de Proteção Especial (ZPE) classificadas no âmbito da Diretiva Aves e 107 áreas no âmbito da Diretiva Habitats. Nestas últimas estavam incluídas 73 Sítios de Interesse Comunitário e 34 Zonas Especiais de Conservação (ZEC) distribuídas pelo nosso país (ilhas incluídas).

No seu total, a rede abrange aproximadamente um quarto (22%) de toda a área terrestre nacional, assim como cerca de 39 mil quilómetros quadrados de área marinha.