Cerimónia de Prémios European Green Leaf 2021 e European Green Capital 2022 – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

Cerimónia de Prémios European Green Leaf 2021 e European Green Capital 2022

É já no dia 8 de outubro que ficamos a conhecer a sucessora de Lisboa e Lahti – a Capital Verde Europeia de 2021. Na mesma cerimónia também será entregue o prémio European Green Leaf 2021.

Enquanto o mundo vive uma crise económica, social e de saúde sem precedentes, foram nove as cidades europeias que demonstraram um compromisso continuo com a sustentabilidade, ao entrarem na fase final dos prémios European Green Capital e Green Leaf.

E é já no dia 8 de outubro, pelas 16 horas, que ficamos a saber a cidade sucessora de Lisboa e Lahti como Capital Verde Europeia, mas desta vez de 2022.

Neste novo contexto, este compromisso com a sustentabilidade ganha uma importância ainda maior, pois as cidades verdes, além de serem espaços mais saudáveis para viver, são também mais resilientes às futuras crises causadas pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade e escassez de recurso.

Desde 2008 que os galardões “Capital Verde Europeia” têm premiado e destacado as conquistas das cidades mais verdes da Europa – aquelas que transformam os nossos ambientes urbanos em locais mais saudáveis para se viver. Com mais de dois terços da população da Europa a viver em áreas urbanas, estes prémios desempenham um papel vital ao informar e inspirar outras cidades e vilas a esforçarem-se pela sustentabilidade urbana, assim como para a implementação do Green Deal.

As cidades selecionadas irão passar agora a fase final da competição: convencer um júri internacional do seu compromisso para com o desenvolvimento urbano sustentável, assim como a sua capacidade de atuar como um modelo a seguir para outras cidades. 

As finalistas ao título de Capital Verde Europeia 2022 são:

  • Djon, França;
  • Grenoble, França;
  • Talinn, Estónia;
  • Turim, Itália.

E as finalistas ao prémio Folha Verde da Europa 2021:

  • Elsinore, Dinamarca;
  • Gabrovo, Bulgária;
  • Lappeenranta, Finlândia;
  • Nyborg, Dinamarca;
  • Ringkøbing-Skjern , Dinamarca.

Os vencedores serão anunciados pelo Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, no dia 8 de outubro de 2020, quinta-feira, às 16:00 de Lisboa (UTC + 1) / 17:00 Bruxelas (UTC + 2) / 18:00 Lahti (UTC + 3).

Para assistir deve registar-se, de seguida receberá um link para assistir ao vivo a Cerimónia de Premiação.