As cinco espécies de plantas que pode ter no quarto – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

As cinco espécies de plantas que pode ter no quarto

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Com a predominância de pequenos apartamentos com pequenas varadas, ao invés de grandes casas com belos jardins, as plantas começaram a habitar no interior das residências. O principal objetivo desta “invasão” é o de decoração, pois qualquer planta torna o ambiente em que se insere em algo especial e com vida. Contudo, involuntariamente, as plantas contribuem para o nosso bem-estar e para uma boa saúde mental, assim como, para uma melhoria do ar que respiramos, tornando-o mais puro para os nossos pulmões.

Em 1989, a NASA, realizou um estudo que determinava que as plantas ajudavam a filtrar e a absorver poluentes como o benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído, substâncias presentes tanto no ar poluído das grandes cidades, como em alguns produtos usados no dia-a-dia.

As plantas conseguem purificar, oxigenar e humidificar o ar porque puxam a água da terra, através das suas raízes, transportando-as até às suas folhas. E, por sua vez, as folhas retiram o dióxido de carbono ar. 
Além disso, as plantas absorvem a luz solar e, devido à clorofila, realizam a fotossíntese, transformando, assim, o dióxido de carbono e a água em glicose e oxigénio, ou seja, o ar que respiramos. 

Por isso, se estava a pensar em colocar uma plantinha no seu quarto, mas devido ao mito de que faz mal ter plantas nesta área não o faz, esqueça-o e fique a conhecer algumas das nossas sugestões de espécies e as suas vantagens:

  • Aloé Vera – É bastante conhecida no mundo da cosmética, tanto que o seu gel pode ser utilizado de 1001 maneiras, quer seja em máscaras faciais, como para o cabelo, assim como, para acalmar a pele depois de uma longa exposição ao sol. Contudo, as vantagens não ficam só por aqui, ter uma planta destas em casa melhora bastante a qualidade do ar pois é uma planta que liberta imenso oxigénio.

  • Alfazema – Bonita, com um aroma fantástico e que ainda reduz a ansiedade, o stress e melhora a qualidade do sono. Com tantos aspetos positivos, do quê que está a espera para ter uma na sua mesa de cabeceira?

  • Cato – Uma das melhores plantas para se ter em casa: não dá praticamente trabalho nenhum, serve como decoração e tem uma variedade imensa de espécies à escolha.

  • Clorófito – Esta planta que, tanto fica bem num vaso normal, como num vaso pendurado no teto, é a companheira ideal se o objetivo for purificar o ar e/ou eliminar as substâncias nocivas. 

  • Lírio da Paz – O Lírio é uma planta bonita de se ter em casa e, devido ao facto de aumentar a humidade do ar e eliminar as substâncias nocivas, é bastante benéfica para quem sobre de alergias consequentes do tempo seco.

Não se esqueça que, por mais que as plantas sejam um “adereço” que fica bem em qualquer casa são, também, um ser vivo e, como tal, precisam de ser cuidadas. Antes de decidir ter uma em casa pesquise bastante e veja qual é a que melhor se adequa ao ambiente onde a quer colocar, assim como a quantidade de luz e de água necessárias diariamente.