200 Instituições assinam Compromisso com Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Lisboa Green Capital 2020
-Notícia Geral

200 Instituições assinam Compromisso com Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Tema: Ação Climática Lisboa 2030 | Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Duzentas entidades, entre as quais escolas, empresas e organismos públicos, integraram hoje o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030.

Este compromisso traduz-se em ações concretas e sustentáveis a tomar por cada uma das organizações envolvidas. Eliminar o uso de plásticos de utilização única, instalar equipamentos de produção de energia solar ou fornecer aos colaboradores soluções de mobilidade sustentável foram algumas das medidas prometidas. Foram mais de 2100 ações que refletem uma vontade conjunta de mudar os comportamentos em prol da sustentabilidade ambiental.

Como disse o vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, na abertura da cerimónia, “compromisso quer dizer uma coisa muito simples: prometer em conjunto”. Foi neste seguimento que, uma a uma, as empresas subiram ao palco para se comprometerem a levar a cabo durante a próxima década as ações previamente escolhidas. No final, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também assinou o documento e sublinhou num discurso que “esta não se tratou de uma assinatura protocolar, mas compromissos concretos para ação”.

Este acordo fica agora simbolicamente representado num “mural de compromisso”, na Avenida Calouste Gulbenkian. Ainda a ser finalizada, a parede trabalhada em graffiti e azulejo é da autoria do artista Smile1art e da fábrica de azulejo Viúva Lamego.