10 factos sobre plantas que, provavelmente, não conhece – Lisboa Green Capital 2020
-Notícias

10 factos sobre plantas que, provavelmente, não conhece

Tempo médio de leitura: 5 minutos

As plantas são, incontestavelmente, necessárias para a nossa sobrevivência e estão presentes nas mais diversas formas na nossa vida, seja por serem utilizadas para alimentos, para medicação ou para o nosso bem-estar. 

Contudo, apesar de habitarem no meio de nós, há imensa coisa que desconhecemos sobre estes seres vivos, por isso, vamos a dez factos sobre elas:

  • Existem mais de 80 mil espécies de plantas comestíveis no nosso planeta – Se é uma pessoa curiosa e que gosta de provar coisas novas todos os dias, fica aqui a boa noticia de que ainda tem muitos alimentos para provar e estão, neste momento, à sua espera em qualquer parte do planeta.

  • 90% dos alimentos que consumimos vêm de apenas 30 plantas – Apesar de termos disponíveis milhares e milhares de plantas, a nossa alimentação baseia-se em 30 plantas apenas, correspondendo a cerca de 0,04% da escolha possível num universo de cerca de 80 mil plantas comestíveis.

  • A nutrição não influencia as safras que são produzidas em massa – Os agricultores têm procurado colheitas que permitam um maior facilitismo na forma como é cultivada, ao mesmo tempo que procuram um maior lucro. Isto leva a que a maioria das plantas mais saudáveis fique indisponível apenas por não estarem disponíveis no mercado.

  • 70 mil espécies de plantas utilizadas para fins medicinais – No que toca a medicina acabamos por utilizar mais plantas do que as utilizadas na alimentação, consumido cerca de 70 mil espécies para o tratamento de patologias. Apesar de uma grande parte deste valor aplicar-se à medicina tradicional, a medicina moderna também conta com a ajuda das plantas, sendo metade dos medicamentos prescritos de origem vegetal.

  • Só 1% do potencial (plantas) medicinal da floresta tropical foi estudado – As plantas são um recurso bastante valioso medicamente, no entanto, este recurso ainda é bastante inexplorado.

  • 80% das florestas originais da Terra foram derrubadas ou destruídas – As florestas que existiam há 8 mil anos estão quase desaparecidas. No total são cerca de quatro quintos de florestas que desapareceram devido à intervenção humana.

  • Apenas 10% das áreas ricas em plantas do mundo são protegidas – Das áreas de maior biodiversidade do planeta, apenas 10% estão oficialmente “protegidas” de forma a garantir a sobrevivência de uma infinidade de espécies, plantas e animais. 

  • Mais da metade das espécies de plantas são nativas de apenas um país – Por isso, temos de proteger o habitat da planta, antes que fique totalmente arruinado.

  • 68% das plantas estão em vias de extinção – Apesar dos cientistas terem examinado apenas uma fração das espécies de plantas conhecidas atualmente, das que foram já estudadas, de acordo com os dados, 68% enfrentam a extinção num futuro não tão longínquo.

  • As espécies de plantas estão a extinguir-se cerca 5 mil vezes mais rápido do que o que era suposto – Devido as alterações climáticas, ao desmatamento e a outros fatores derivados de influência humana, os cientistas acreditam que as espécies estão a extinguir-se entre mil a 10 mil vezes mais depressa do que aconteceria se não houvesse interferência humana.