Este ano a Hora do Planeta é digital – Lisboa Green Capital 2020
-Eventos

Este ano a Hora do Planeta é digital

A edição deste ano da iniciativa mundial Hora do Planeta vai realizar-se em formato digital, o encontro está marcado para as 20:30 de sábado, dia 28 de março.

O evento que já conta com a adesão de 150 milhões de pessoas de 187 países é uma iniciativa da World Wide Fund For Nature (WWF) e teve o seu início no ano de 2007 em Sidney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2000 empresas apagaram as luzes durante uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.  

Nos anos seguintes foram vários os países que se associaram à iniciativa e, rapidamente, vimos vários monumentos pelo mundo fora, como a Ponte Golden Gate, em São Francisco, o Coliseu de Roma , a Torre CN em Toronto ou a Torre Eiffel em Paris a ficarem às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava cada vez mais urgente em qualquer do mundo.

Em Portugal o começo foi um tanto ou quanto tímido, nos primeiros anos ouvíamos falar da Hora do Planeta em breves noticias, depois algumas cidades ou conselhos mais ativos começaram a fazer algumas ações e agora, em 2020, são mais de 100 os municípios aderentes. 

O objetivo principal do evento é inspirar indivíduos, empresas e organizações de todo o modo a renovar o seu compromisso com o planeta. Nos últimos anos, a Hora do Planeta, inspirou a participação em diversas iniciativas ambientais, ajudando a criar consciência e, consequentemente, ação e mudança política. Uma área marinha protegida de 3,5 milhões de hectares na Argentina, uma floresta de 2700 hectares no Uganda ou a aprovação de uma nova legislação para a proteção dos mares e floresta na Rússia, foram alguns dos pontos altos que este movimento ajudou a concretizar.

Este ano devido ao panorama em que se vive, com o COVID-19, a XIII edição da Hora do Planeta celebra-se digitalmente nas nossas varandas e sob o lema “Apaga a Luz. Vai Ficar Tudo Bem”. São vários os países por todo o mundo que estão a organizar eventos virtuais, de modo a preservar a saúde publica e em Portugal não foi diferente.

Uma sessão de pintura, um jantar à luz das velas ou uma sessão de yoga são algumas das coisas que a WWF e a ANP – Associação Natureza Portugal nos sugerem nas suas redes sociais e site para aproveitarmos da melhor forma esta hora. Assim, entre as 20:30 e 21:30 estamos todos convidados, quer estejamos em Lisboa, Porto ou Faro, a desligar as luzes e a refletirmos sobre todas as coisas positivas que a natureza nos traz, mostrando assim o nosso apoio ao ambientalismo sustentável.