O saneamento de grandes cidades: Problemas, Desafios e Soluções – Lisboa Green Capital 2020
-Conferências

O saneamento de grandes cidades: Problemas, Desafios e Soluções

Academia das Ciências
17 Fevereiro a 17 Fevereiro

18h

Gratuito

O saneamento de grandes cidades: Problemas, Desafios e Soluções

Ciclo de Conferências IEAAM «Sustentabilidade do Homem no Planeta Terra que Magalhães circum-navegou». Parte III. Desafios para um futuro sustentável

Nesta apresentação apresentar-se-ão grandes questões e desafios societais com forte impacto no ciclo urbano da água, em particular do saneamento em Países em Desenvolvimento e, genericamente, o tipo de abordagens e soluções para os tentar minimizar ou resolver. Em WHO/UNICEF (2017) estima-se que cerca de 2,3 biliões de pessoas não tenham acesso a um saneamento seguro, e que dessas mais de 1/3 ainda pratiquem defecação a céu aberto, cerca de 892 milhões. Globalmente, a gestão de águas residuais e de lamas fecais está a sofrer pressões significativas em termos de alterações nas soluções e abordagens dos respetivos serviços, para garantir a respetiva sustentabilidade, em face do aumento populacional, alterações climáticas, escassez de recursos, expectativa dos beneficiários e quadros legais e regulatórios mais exigentes.

Essa situação é especialmente dramática nas áreas periurbanas de grandes metrópoles de varias regiões de África, América do Sul e Ásia, onde a população sem recursos não tem acesso a serviços mínimos de água, energia e comunicações, incluindo condições mínimas de higiene e salubridade.