Ir ao fundo e voltar, um mergulho às profundezas da história – Lisboa Green Capital 2020
-Outros Eventos

Ir ao fundo e voltar, um mergulho às profundezas da história

Online
19 Novembro a 28 Novembro
40€

Ciclo "No fundo Portugal é mar" Perspetivas de Arte, Ciência e Ambiente

Com Margarida Botelho, a partir da história A Tartaruga e o Menino do Mar (página 18), vamos pensar na ilustração sequencial e no livro-cenário como ferramentas para construir histórias sobre a nossa relação com o mar. Iremos aprofundar temas como ecossistemas marinhos, proteção dos oceanos, ecologia, esperança, adversidade e superação, ilhas e sonhos. Nesta formação de exploração plástica vamos transformar palavras e intenções em desenho 2D e 3D. A partir de uma ideia coletiva vamos
criar uma história e construir um livro que será também um cenário. Das páginas de papel nascerá o espaço interior e exterior desta história. No final, teremos um objeto surpresa que será também uma proposta lúdica para mergulharmos com os nossos personagens e ações.
Com Ana Sofia Paiva, a partir do conceito visual de monomito, de Joseph Campbell, iremos mapear a nossa história e os seus múltiplos caminhos. Será preciso escutá-la de novo, conversar sobre ela, colocar-lhe perguntas. Navegar em ideias para aprofundar sentidos.
Que história é esta de um menino oferecido ao mar, de uma tartaruga que fala, de um reino submerso habitado por seres encantados? Em que águas se cruzam ciência e ficção? Que mistérios encerra, afinal, o grande coração aquático que se enlaça e nos torna a todos irmãos? Os contos populares conferem um imenso poder transformador a quem os escuta; fornecem pistas de sobrevivência, são autênticos «mapas codificados para orientação numa realidade por vezes difícil», escreve Maria Teresa Meireles.
Guiados pelo condão mágico de ouvir e contar, vamos mergulhar para conhecer, conhecer para proteger – e regressar à tona mais capazes de refazer o nosso próprio caminho de volta ao mar.

You enter the forest at the darkest point, where there is no path. Where there is a way or path, it is someone else’s path (...) The idea is to find your own pathway.
JOSEPH CAMPBELL, PATHWAYS TO BLIS

19, 21, 26 E 28 NOV 2020
Sala Online / Adultos / 18H30 às 21H30 (Quintas-feiras) 10H ÀS 13H (Sábados) / 40€ Duração: 25 horas (12 horas síncronas + 13 horas assíncronas)