Agricultura e Arquitetura: do Lado do Campo – Lisboa Green Capital 2020
-Exposições

Agricultura e Arquitetura: do Lado do Campo

Centro Cultural de Belém - Garagem Sul
29 Novembro 2019 a 16 Fevereiro

10h-18h

6€

Agricultura e Arquitetura: do Lado do Campo

Tema: Agricultura | Arquitetura

Sempre existiu uma relação muito próxima entre as disciplinas da agricultura e da arquitetura, até que a Revolução Industrial conduziu ao seu progressivo distanciamento. Nas últimas décadas, um conjunto de cientistas, ativistas, agricultores e arquitetos têm explorado as hipóteses de uma diminuição no consumo de energia e as suas consequências no redesenhar e na manutenção dos territórios habitados.

Ao concentrar a atenção no papel que os sistemas biológicos podem ter na economia e na sociedade, a agroecologia e permacultura têm desenvolvido conceções úteis para imaginar uma tecnologia pós-industrial capaz de engendrar um novo futuro para as cidades.

E se considerássemos a permacultura não apenas como uma forma de arquitetura, mas também como uma tentativa de redefinir a própria racionalidade da arquitetura e da sua economia de meios? Organizada como uma tentativa didática e reflexiva para voltar a relacionar a arquitetura com a agricultura, esta exposição apresenta algumas das lições que os arquitetos e urbanistas contemporâneos podem retirar desta escola de pensamento e ação.

Esta exposição que tem curadoria do filósofo francês Sébastien Marot, é uma co-produção entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CCB.

Mais informações: https://2019.trienaldelisboa.com/exposicoes/agricultura-e-arquitectura-do-lado-do-campo/