Inauguração da exposição “A Era da Energia a Vapor” – Lisboa Green Capital 2020
-Exposições

Inauguração da exposição “A Era da Energia a Vapor”

Biblioteca Nacional de Portugal
08 Outubro a 08 Outubro

18h

Gratuito

Os Primeiros Anos (1820-1870) 2.º Centenário da Introdução da Energia a Vapor em Portugal

Tema: Arte

A exposição pretende através de documentação existente tanto na biblioteca nacional como noutros arquivos, mostrar a introdução da energia a vapor em Portugal, na sequência dos efeitos da Revolução industrial britânica no continente europeu e consequentemente no país.
O conhecimento da importância da energia a vapor e dos gerados e máquinas de vapor que lhe são inerentes (sejam caldeiras, motores ou recipientes) tem-se mostrado fulcral no decurso da investigação histórica do Projeto da Era da Energia a Vapor em Portugal (IHC).
Esta mostra foca-se no período inicial da Era do Vapor, ou seja, entre 1820 e 1870, altura em que a difusão e disseminação do vapor pelo território nacional foi bastante notória e indispensável à mudança do paradigma das estruturas económicas e sociais do país, tendo um contributo fulcral na modernidade e modificação das mentalidades e da cultura científica e tecnológica.
A exposição está concebida em quatro núcleos:

I – Experiências, Invenções e Fracassos: o vapor em Portugal antes de 1820
II - Introdução do vapor em Portugal: Bom Sucesso, Lisboa (1820-1834);
III - A Difusão do Vapor na Indústria Portuguesa (1835-1870);
IV - Locomotivas e Locomóveis: o vapor na ferrovia e na agricultura (1850-1870).

Cada núcleo tem um texto explicativo. Os objetos são bidimensionais (gravuras, fotografias, documentos e livros) e tridimensionais (modelos e maquetas em miniatura). Todos os objetos terão uma legenda em português e em inglês.